Biografia

Ticiano D’Amore nasceu em Novembro de 1981, e já pequeno foi iniciado musicalmente pelo pai, maestro da Orquestra Sinfônica do RN e pela mãe, pianista. Até os doze anos, tentou estudar vários instrumentos como violino, piano, flauta doce e transversal entre outros, mas nenhum deles despertou realmente seu interesse. Então aos quinze, Ticiano começou a estudar violão e conseqüentemente guitarra elétrica.

Sua iniciação nesses dois instrumentos se deu com o renomado guitarrista Joca Costa. Como violonista, recebeu elogios de personalidades como Sivuca e Henrique Annes, e já trabalhou com músicos de renome no Rio Grande do Norte como Carlinhos Zens, Galvão Filho e Diogo Guanabara.

Mas foi como guitarrista que Ticiano conseguiu suas maiores conquistas. Em 2001 recebeu o prêmio Hangar como Guitarrista revelação pelo Júri Oficial. Nessa época tocava na banda Kassava, que ganhou o festival Pop Rock Tropical 2001, concorrendo com mais de setenta bandas. Em 2002 ingressou também na banda Apollo 11. Esse grupo ganhou no mesmo ano o Pop Rock tropical 2002, sendo Ticiano bi campeão nesse festival.

Em Janeiro de 2003 foi aprovado em primeiro lugar nas seleções para o Curso Técnico de Guitarra da EMUFRN, o concluindo em 2006. Também nesse ano foi indicado, junto com mais quatro artistas, para concorrer ao prêmio Hangar de Melhor Instrumentista de 2003.

Em 2007, 2008 e 2009 foi indicado ao prêmio Rock Potiguar de melhor Instrumentista de Cordas Rocker do RN, o conquistando em 2008.

Atua nos grupos Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz e Banda Café. Alem dessas bandas, Ticiano já fez participações em outras bandas de renome em Natal como Uskaravelho, Deadly Fate e Mad Dogs. Suas maiores influências guitarrísticas são Luis Salinas, Pat Metheny, Wes Montgomery, John Petrucci, Steve Vai e Jubileu Filho.

Ticiano D’Amore é professor da Escola de Música da UFRN. Possui um home studio onde faz gravações de trilhas, jingles e conjuntos musicais menores. Possui um canal de vídeos humorísticos no You Tube e outro canal exclusivo de vídeo aulas.  Atua como comediante stand up em bares de Natal (RN) e também como fotógrafo. Tem registrados trabalhos como produtor, engenheiro de som, guitarrista e vocalista em vários CDs e DVDs de estilos diversos. É formado em Música Licenciatura pela UFRN, bacharel em Administração pela UnP, é mestre em Administração pela UFRN e é doutor em Administração pela UFRN.